Detalhamento de Versão 3.20.02 | 21/11/2024

Informações Gerais

Este documento acompanha versões periódicas de manutenção do Sistema PEP Unimed – Prontuário Eletrônico do Paciente Unimed. Através dele, são divulgadas as novas funcionalidades e correções implementadas no sistema e que possam afetar o cliente.

Divulgue as alterações constantes nesta documentação para os usuários-chave do Sistema PEP Unimed. Desse modo, será possível avaliar os impactos da atualização do sistema no âmbito de sua empresa.

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores esclarecimentos, entre em contato com nosso suporte, através dos seguintes canais:

Telefone: (51) 3326-8300
E-mail: pep@centralrs.unimed.com.br

SBIS

A SBIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.

O que é Certificação de S-RES SBIS

Um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) pode ser definido como um sistema que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde. Entende-se por informação identificada aquela que permite individualizar um paciente, o que abrange não apenas o seu nome, mas também números de identificação (tais como RG e CPF etc.) ou outros dados que, se tomados em conjunto, possibilitem a identificação do indivíduo. O Processo de Certificação de S-RES foi criado por meio de uma parceria entre a SBIS e o CFM e visa avaliar e atestar aspectos de qualidade, segurança e privacidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES), incluindo conformidade a regulamentações. Tal lista de requisitos foi criada com base em diversos padrões, normas e boas práticas de qualidade de S-RES, e foi amplamente discutida e consensuada por especialistas na área de informática em saúde. Adicionalmente, os requisitos constantes neste Processo de Certificação foram submetidos à consulta pública, onde a comunidade pôde colaborar para seu aperfeiçoamento.

A Certificação de S-RES SBIS tem como objetivos principais:

  • Melhorar a segurança de informação dos registros eletrônicos em saúde;
  • Avaliar a aderência do software a regulamentos e normativas para o suporte legal para eliminação do papel;
  • Promover a evolução tecnológica e melhorar a qualidade dos
    S-RES no Brasil, colaborando com o aumento da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde.

Listas de Requisitos

Documentos que apresentam as listas de requisitos que devem ser atendidos pelo S-RES para obtenção da certificação.

Requisitos SBIS 5.2

Página PEP Unimed 3.20

  1. GERAL
    a. Acréscimo da apresentação na exibição de medicamentos prescritos em toda aplicação PEP.
    b. Bloqueio de inclusão de modelos sem contratos.
    c. Consideração de campanhas com data final como inativas e desconsideração de campanhas inativas nas automações.
    d. Criação de acesso alternativo aos resumos das grades de agenda, a partir do clique no botão inverso do mouse.
    e. Criação de listagem com a relação entre a da quantidade de solicitações TISS por profissional por mês e a sua quantidade de atendimentos.
    f. Criação de listagem de aniversariantes.
    g. Criação de listagem de histórico da Lista de espera.
    h. Criação de listagem para os Eventos do PEP.
    i. Encerramento automatizado da conferência na liberação de paciente.
    j. Exibição do nome do pai e do responsável no resumo dos contatos.
    k. Inclusão de telefone móvel e email na listagem de usuários de contrato.
    l. Inclusão de registros iniciais de parâmetros clínicos, informações de saúde e questionários em atendimentos de assistentes.
    m. Melhoria na seleção de local, sala e profissional nas grades das agendas com uso de componente misto de lista que permite filtragem por digitação quando quantidade de registros excede a 6.
    n. Melhoria na seleção de contrato no login para usuários com vínculo em muitos contratos com uso de componente misto de lista que permite filtragem por digitação.
    o. Possibilidade de manutenção do nome da mãe no cadastro rápido do paciente.
    p. Precedência da exibição do “Nome social” sobre o “Nome” em toda aplicação PEP.
    q. Reposicionamento para o submenu Auditoria das listagens de logs e auditoria com segurança multi nível.
    r. Setagem da data do último atendimento em tarefas consideradas atendidas após a ativação.
    s. Sinalização de conferência válida nas listagens de marcações e de atendimentos.
    t. Tratamento pela Central de Marcações dos códigos de retorno de validação especiais.
    u. Reserva de horário pela CM.
    v. Fechamento da modal de link de confirmação após o clique na função de envio.
    w. Desconsideração dos participantes inativos nas contagens de participantes e de em espera na listagem de grupos.
  2. OFTALMOLOGIA
    a. Acréscimo de Pressão intraocular para OD e OE.
    b. Habilitação do preenchimento do campo Adição para longe na Refração.
    c. Inversão da ordem das opções da Acuidade visual.
    d. Possibilidade de informar Retinoscopia Estática e Dinâmica concomitantemente.
    e. Posicionamento do Teste de cores abaixo da acuidade visual.
    f. Posicionamento das Observações abaixo da Refração.
    g. Posicionamento da Fundoscopia abaixo de Biomicroscopia.
    h. Possibilidade de inclusão de mais de um colírio.
  3. TISS
    a. Cancelamento de guias de internação passa a respeitar anomalia TISS para o código do executante.
    b. Criação de listagem para possibilitar da execução em lote, para consultas sem guias/lotes, de: geração de guias, autorização de guias, gerações de lotes e envio de lotes.
    c. Criação de opção para confirmação de afirmação genérica na solicitação de itens de guia.
    d. Exibição dos anexos TISS nos resumos dos registros.
    e. Recebimento do número da guia do prestador para guias antecipadas e uso posterior pelo método de status das guias.
    f. Retenção do procedimento ao editar marcação sem profissional associado.
  4. CONFIGURAÇÕES
    a. Acréscimo de colunas para credencias de SMS nas listagens de configuração de e de convênios.
    b. Criação de preferência de usuário para contrato padrão para seleção automatizada no login.
    c. Possibilidade de clonagem de usuário de contrato.
    d. Criação de parâmetro nas configurações de convênio por contrato para obrigar preenchimento do motivo de cancelamento quando o mesmo for via interface de confirmação de consulta.
    e. Criação de parâmetro nas configurações de convênio por contrato para obrigar solicitação da data de nascimento na interface de confirmação de consulta.
    f. Criação de parâmetro de convênio por contrato por tipo de agenda para o valor padrão de “Sem integração” nas marcações.
  5. APIs
    a. Consideração de carteiras inativas na identificação dos contatos via API de Contatos.
    b. Retorno de vetor de erros no response do método de Episodios da API RES.
    c. Recebimento do número da guia do prestador para guias antecipadas no método de anúncio de chegada da API da Agenda.
  6. PLATAFORMA PEP
    a. Implementação da Integração com RES Interall nos padrões MDM e ADT.
    b. Publicação da versão 1.3 da aplicação “Pronto Atendimento Digital”. Melhorias na navegação e na atualização das páginas.
  7. CORREÇÕES
    a. Correção da abertura em duplicidade das interfaces inicializadas automaticamente após o login.
    b. Correção da ativação de tarefas a partir dos critérios de ativação.
    c. Correção da clonagem dos escores dos blocos para as opções de resposta.
    d. Correção da criação de percurso novo na exclusão de atendimentos após a finalização do percurso.
    e. Correção da exclusão de procedimentos do grupo de procedimento
    f. Correção da exibição de feriados no mini calendário das agendas.
    g. Correção da exibição dos profissionais na interface de alocação diária de salas.
    h. Correção da exibição inicial do Histórico para tipo de licença de Assistente.
    i. Correção da saída do paciente da lista de espera após agendamento de consulta.
    j. Correção do disparo de gatilhos ao copiar e colar marcações.
    k. Correção da filtragem de pacotes do usuário no assistente de guias
    l. Correção da relação entre o procedimento e a especialidade nas marcações de agenda de procedimentos.
    m. Correção da gravação de valor decimal proveniente da observação de retorno da autorização da guia.
    n. Correção da alteração de opções de informações de saúde a partir de preenchimento de questionário.
    o. Correção da indicação de possibilidade de inativação de cenários de linhas de cuidado a partir da listagem de prontuário.

Rolar para cima