Detalhamento de Versão 3.20.01 | 17/09/2024

Informações Gerais

Este documento acompanha versões periódicas de manutenção do Sistema PEP Unimed – Prontuário Eletrônico do Paciente Unimed. Através dele, são divulgadas as novas funcionalidades e correções implementadas no sistema e que possam afetar o cliente.

Divulgue as alterações constantes nesta documentação para os usuários-chave do Sistema PEP Unimed. Desse modo, será possível avaliar os impactos da atualização do sistema no âmbito de sua empresa.

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores esclarecimentos, entre em contato com nosso suporte, através dos seguintes canais:

Telefone: (51) 3326-8300
E-mail: pep@centralrs.unimed.com.br

SBIS

A SBIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.

O que é Certificação de S-RES SBIS

Um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) pode ser definido como um sistema que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde. Entende-se por informação identificada aquela que permite individualizar um paciente, o que abrange não apenas o seu nome, mas também números de identificação (tais como RG e CPF etc.) ou outros dados que, se tomados em conjunto, possibilitem a identificação do indivíduo. O Processo de Certificação de S-RES foi criado por meio de uma parceria entre a SBIS e o CFM e visa avaliar e atestar aspectos de qualidade, segurança e privacidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES), incluindo conformidade a regulamentações. Tal lista de requisitos foi criada com base em diversos padrões, normas e boas práticas de qualidade de S-RES, e foi amplamente discutida e consensuada por especialistas na área de informática em saúde. Adicionalmente, os requisitos constantes neste Processo de Certificação foram submetidos à consulta pública, onde a comunidade pôde colaborar para seu aperfeiçoamento.

A Certificação de S-RES SBIS tem como objetivos principais:

  • Melhorar a segurança de informação dos registros eletrônicos em saúde;
  • Avaliar a aderência do software a regulamentos e normativas para o suporte legal para eliminação do papel;
  • Promover a evolução tecnológica e melhorar a qualidade dos
    S-RES no Brasil, colaborando com o aumento da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde.

Listas de Requisitos

Documentos que apresentam as listas de requisitos que devem ser atendidos pelo S-RES para obtenção da certificação.

Requisitos SBIS 5.2

Página PEP Unimed 3.20

  1. AGENDA
    a. Possibilidade de bloqueio automatizado das agendas nos feriados.
    b. Proibição da associação de senha aos agendamentos de dias futuros.
    c. Inversão da precedência do tipo de licença do usuário logado na filtragem de profissionais na lista de espera (Recepção > Profissional).
    d. Remoção da carteira na cópia de marcações.
    e. Exibição da especialidade ao lado no nome do profissional nos seletores de profissional das listas das agendas.
    f. Exibição de alerta de horário reservado (já sendo incluído em outro processo mas ainda não salvo) quando da seleção do horário para agendamento. A reserva e o alerta não estão implementados na Central de Marcações.
  2. VÍDEO CONFERÊNCIA
    a. Criação de preferência de usuário para automação do encerramento da vídeo conferência na finalização dos atendimentos. O padrão passa a ser encerrar, inclusive para usuários preexistentes. Se a preferência for inativada o sistema irá perguntar ao usuário se deseja encerrar.
    b. Criação de preferência de usuário para receber ou não notificações de entrada de paciente em sala de espera de vídeo conferência. O padrão permanece receber as notificações.
    c. Exibição de indicações de paciente em sala de espera e em vídeo conferência nas listas das agendas.
    d. Alteração da regra de definição de vídeo conferência válida. O paciente e o profissional de saúde da marcação devem ter estado em vídeo conferência por algum período concomitante.
    Nesta versão não há tempo mínimo, a vídeo conferência será válida mesmo com apenas alguns segundos de simultaneidade. Na regra anterior bastava que o paciente tivesse entrado na vídeo conferência para que ela fosse considerada válida.
  3. ATENDIMENTOS
    a. Inclusão do local de atendimento nos resultados de pesquisa do filtro do histórico de atendimentos.
    b. Possibilidade de busca de medicamentos por qualquer informação presente no nome do produto, na apresentação ou no princípio ativo, nas prescrições e nos medicamentos em uso.
    c. Exibição do histórico de posologias do medicamento sem necessidade de digitação.
    d. Exibição da opção de finalização na barra do atendimento em todos os modos de uso.
    e. Verificação e obrigação da existência de conteúdo antes da geração automatizada de receita oftalmológica.
    f. Acréscimo de campos para informações sobre colírio na oftalmologia.
  4. TISS
    a. Uso de novas imagens para as funções TISS.
    b. Acréscimo dos cancelamentos de lote na listagem de logs de transações TISS de lotes guia.
    c. Aplicação do filtro simples após execução da função de Status do Protocolo sob demanda na listagem de lotes guia.
    d. Ordenação por ID descendente na listagem de execução de procedimentos.
    e. Ordenação por ID descendente na listagem de execução de procedimentos sem lote.
    f. Inclusão de novas colunas na listagem de Guias TISS.
    g. Exibição das execuções de procedimentos no resumo da guia.
    h. Exibição do tipo de cobrança no resumo da guia.
    i. Melhoria nos descritores das opções de anomalias TISS.
    j. Inclusão de texto explicativo sobre como validar QR CODE das guias nos formulários do plano de contingência do padrão TISS.
    k. Filtragem de tipo de atendimento por versão TISS, baseada na versão do método de Envio de Lotes Guia.
    l. Implementação do uso de TISS na agenda de procedimentos.
    m. Possibilidade de geração e envio de lote guia da consulta sob demanda a partir de uma marcação.
    n. Possibilidade de edição de execução de procedimentos da guia de consulta a partir da marcação.
  5. TABELAS
    a. Atualização das tabelas TUSS de Insumos, Medicamentos e Procedimentos.
    b. Atualização da tabela de medicamentos CMED, usada nas prescrições e medicamentos em uso.
    c. Utilização da tabela CMED sem nenhuma personalização. O nome do produto e a apresentação passam a ser as colunas de apresentação e busca (o princípio ativo também é usado na busca). Os agrupamentos por “Uso externo” e “Uso interno” nos modelos de receitas deixam de existir.
    d. Atualização das listas de tipos de substâncias conforme as novas resoluções da ANVISA. Principalmente a RDC877.
  6. IDs
    a. Aumento do tamanho dos IDs do sistema de 9 para 12 dígitos. Isto afeta todas as aplicações e APIs da Plataforma PEP Unimed. Clientes que consomem/processam quaisquer extrações ou disponibilizações de dados do PEP devem revisar seu código para garantir que ele suporte IDs com pelo menos 12 dígitos.
    b. A formatação do “idHorario” nos métodos da API da Agenda foi alterada devido ao aumento para 12 dígitos. Passou de “X999999999.AAAAMMDD.HHMI” para “X999999999999.AAAAMMDD.HHMI”.
  7. OUTROS
    a. Exibição de loading interno nos componentes de seleção.
    b. Remoção do loading padrão na abertura da Central de Marcações.
    c. Melhoria no sincronismo do loading de interfaces e de listagens.
    d. Criação de interface para a listagem de tokens de certificados digitais dos usuários.
    e. Criação de novo cadastro de feriados, com funções para clonagem de feriados e para geração automatizada de bloqueios de horários em agendas.
    f. Criação de configuração para automação do compartilhamento de contatos entre os contratos de um mesmo agrupador.
    g. Utilização do operador “Inicia com” como padrão nos filtros de nome de contato das listagens, em substituição ao operador “Contém”.
    h. Aumento da quantidade máxima de registros exibidos de 99 para 120 nos componentes de seleção que permitem digitação de textos de filtragem.
  8. APIs
    a. API Configuração
    • Geração de logs para todos métodos.
    • Exclusão do método PUT de contratantes.
    b. API RES
    • Criação de método para recebimento de episódios.
    c. API Agenda
    • Criação de método para consulta de horários bloqueados.
    • Criação de método para disponibilização do status e do link para aceite do TCLE de vídeo conferência.
    • Liberação de consulta de horários disponíveis apenas com informação do “idHorario” no request.
    • Possibilidade de cancelamento de todas marcações seriadas de uma série a partir do método de cancelamento de marcação.
  9. CORREÇÕES
    a. Correção da seleção de recepcionista em local de atendimento por administradores de convênio.
    b. Correção do envio da pesquisa de satisfação mesmo sem questionário configurado.
    c. Correção da filtragem numérica com casas decimais nos filtros de listagens.
    d. Correção do retorno de horários disponíveis na Central de Marcações quando em modo multicontrato.
    e. Correção da troca do operador do filtro simples quando da troca da coluna de filtro (ID versus descritor).
    f. Exibição após o login do contador de chats não lidos.
    g. Correção da geração de parâmetros clínicos com valores decimais a partir de preenchimento de questionários.
    h. Utilização do usuário das preferências na seleção de interfaces iniciais pelos administradores.
    i. Correção da truncagem da data de inclusão na geração de execuções de procedimento.
    j. Correção da atualização do número da guia após a autorização via cadastro de guias.
    k. Correção do método de inativação de carteiras via API.
    l. Remoção dos registros excluídos do response do método de consulta de equipes por carteira via API.
  10. PLATAFORMA PEP
    a. Implementação do “Botão RES Interall”. Possibilita a exibição, para os profissionais de saúde, do sistema “RES Interall” para consulta do prontuário do paciente registrado naquele RES. O convênio (Unimed) e o profissional devem ter suas credenciais do “RES Interall” cadastradas no PEP.
    b. Publicação da versão 1.2 da aplicação “Atendimento Digital”, anteriormente chamada de “PAD”. Acrescidas áreas de consulta de histórico, informações e urgência, que independem do questionário de triagem.
    c. Criação de módulo para solicitação, autorização, execução e cobrança TISS em um painel único. Exige licenciamento específico para utilização.
    d. Implantação do servidor FHIR do PEP Unimed. Nesta versão com uso restrito ao envio de resultados e laudos de exames para o PEP Unimed. Disponível no ambiente de homologação do PEP Unimed.
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