Informações Gerais
Este documento acompanha versões periódicas de manutenção do Sistema PEP Unimed – Prontuário Eletrônico do Paciente Unimed. Através dele, são divulgadas as novas funcionalidades e correções implementadas no sistema e que possam afetar o cliente.
Divulgue as alterações constantes nesta documentação para os usuários-chave do Sistema PEP Unimed. Desse modo, será possível avaliar os impactos da atualização do sistema no âmbito de sua empresa.
Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores esclarecimentos, entre em contato com nosso suporte, através dos seguintes canais:
Telefone: (51) 3326-8300
E-mail: pep@centralrs.unimed.com.br
SBIS
A SBIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.
O que é Certificação de S-RES SBIS
Um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) pode ser definido como um sistema que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde. Entende-se por informação identificada aquela que permite individualizar um paciente, o que abrange não apenas o seu nome, mas também números de identificação (tais como RG e CPF etc.) ou outros dados que, se tomados em conjunto, possibilitem a identificação do indivíduo. O Processo de Certificação de S-RES foi criado por meio de uma parceria entre a SBIS e o CFM e visa avaliar e atestar aspectos de qualidade, segurança e privacidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES), incluindo conformidade a regulamentações. Tal lista de requisitos foi criada com base em diversos padrões, normas e boas práticas de qualidade de S-RES, e foi amplamente discutida e consensuada por especialistas na área de informática em saúde. Adicionalmente, os requisitos constantes neste Processo de Certificação foram submetidos à consulta pública, onde a comunidade pôde colaborar para seu aperfeiçoamento.
A Certificação de S-RES SBIS tem como objetivos principais:
- Melhorar a segurança de informação dos registros eletrônicos em saúde;
- Avaliar a aderência do software a regulamentos e normativas para o suporte legal para eliminação do papel;
- Promover a evolução tecnológica e melhorar a qualidade dos
S-RES no Brasil, colaborando com o aumento da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde.
Listas de Requisitos
Documentos que apresentam as listas de requisitos que devem ser atendidos pelo S-RES para obtenção da certificação.
Requisitos SBIS 5.2
Página PEP Unimed 3.20
- GERAL
- Alteração das colunas “proprietário” para “usuário de inclusão” nas listagens
- Aplicação da função de consolidação na listagem de beneficiários e criação de novo filtro para duplicidades de nome e nascimento.
- Aplicação de segurança de contrato do calendário.
- Atualização da lista de guias do atendimento após fechamento da interface de documentos.
- Criação de opção de favoritar campos da Fundoscopia.
- Exibição da identidade profissional ao lado do nome do profissional na listagem de horários bloqueados.
- Gravação do erro no complemento dos logs de assinatura.
- Inclusão de campo RQE na identidade profissional e criação de TAG para modelos de documentos.
- Inclusão de coluna para usuário de inclusão na listagem de marcações.
- Inclusão do profissional na filtragem do sumário clínico.
- Possibilidade de editar o campo validade do documento em encaminhamentos e referências.
- Reativação dos favoritos das observações da semiologia de oftalmologia.
- Respeito às personalizações de contrato de linhas de cuidado.
- Salvamento do atendimento antes da abertura da interface de resultados.
- Tratamento de caracteres especiais no envio do nome do paciente para a cápsula.
- Uso do email do cadastro de usuários na listagem de usuário do contrato.
- Correção da exclusão de personalizações de linhas de cuidado e melhoria da listagem de logs.
- Correção da abertura da galeria de anexos no histórico.
- AGENDA
- Restrição de especialidades da marcação por configuração de agenda. Serão retornadas apenas especialidades configuradas na agenda específica usada pela marcação, e não mais em quaisquer agendas configuradas no local, profissional e com período válido na data da inclusão marcação. Nos encaixes a filtragem não será alterada, permanece da mesma forma. A filtragem de apenas especialidades do profissional continua existindo em todas situações.
- TISS
- Criação de configuração de convênio por contrato para proibição de início de atendimento sem guia autorizada.
- Disponibilização dos pacotes a partir do profissional da guia e não do usuário logado.
- Correção do erro ao gerar guia via assistente (vetor de confirmação).
- Melhoria nos logs de geração de execuções de procedimento e de lotes guia. Serão gerados mais logs e foi incluída a informação da origem da geração.
- Recriação e simplificação da rotina de geração de execução de procedimentos. Não há alteração visual ou de processos para os usuários.
- Permissão de escolha do prestador após a geração da execução quando a execução não for local.
- QUESTIONÁRIOS
- Acréscimo da opção de cancelamento de impressão.
- Exibição de escores negativos em questionários.
- Permissão de blocos de questões sem padrão de opções de resposta.
- Permissão de gravação de escore negativo em todos campos de escore do cadastro de questionários.
- Possibilidade de ocultar questões bloqueadas durante o preenchimento.
- Possibilidade de inativação de questões de questionários.
- MEDICAMENTOS E PRESCRIÇÕES
- Utilização de nova estrutura para tabela de medicamentos, com acréscimo das colunas nome comercial e forma farmacêutica. O descritor passa a ser “nome comercial (forma farmacêutica)”. O filtro passa a ser por princípio ativo, nome comercial ou forma farmacêutica. Não serão mais usadas as colunas produto e apresentação da tabela CMED.
- Adaptação de todos modelos HTML de receitas para o novo formato.
- Melhorias no controle de interações medicamentosas.
- Ordenação alfabética dos favoritos de receitas.
- VÍDEO CONFERÊNCIAS
- Filtragem por contrato na seleção de usuários que recebem convite para entrada em conferência.
- Identificação do usuário do PEP participante de vídeo conferência a partir do seu perfil e não do local de entrada na vídeo conferência.
- Exibição de indicação de paciente sem TCLE de vídeo conferência.
- Melhorias no histórico das vídeo conferências com acréscimo de informações de origem nos logs de participantes e de eventos e exibição de cores e imagens de tags para eventos.
- MENUS
- Remoção do subitem de Guias TISS do menu de Atendimentos.
- Reposicionamento dos menus TISS e Financeiro.
- Reorganização do menu “Auditoria”:
- Criação de um submenu “Serviços”, para concentrar as filas e logs dos serviços do PEP.
- Renomeio do submenu “Sistema” para “Logs”.
- Renomeio do submenu “Eventos” para “Enviador” (agora dentro de “Serviços”).
- API DA AGENDA
- AnexarArquivosMarcacao
- Inclusão do IdAnexo no retorno da requisição.
- ListarAnexosMarcacao
- Opção de busca de um único anexo de uma marcação pelo IdAnexo.
- Opção de retorno ou não do conteudobase64 pelo parâmetro booleano RetornaConteudo, que possui valor default true.
- Inclusão no retorno da requisição os valores IdAnexo, IdMarcacao, Extensao e Tamanho.
- ExcluirAnexoMarcacao
- Inclusão do endpoint ExcuirAnexoMarcacao, permitindo a exclusão pelo IdAnexo desde que o anexo tenha sido incluído via API da Agenda e cuja marcação ainda esteja agendada.
- Documentação atualizada:
https://hml-agenda.pepunimed.com.br/Swagger/ui/index#/Agenda
- AnexarArquivosMarcacao
- ESTRUTURA
- Melhorias de estabilidade e performance na estrutura de comunicação que parte dos servidores para o navegador (push).