Detalhamento de Versão 3.18 | 02/04/2024

Informações Gerais

Este documento acompanha versões periódicas de manutenção do Sistema PEP Unimed – Prontuário Eletrônico do Paciente Unimed. Através dele, são divulgadas as novas funcionalidades e correções implementadas no sistema e que possam afetar o cliente.

Divulgue as alterações constantes nesta documentação para os usuários-chave do Sistema PEP Unimed. Desse modo, será possível avaliar os impactos da atualização do sistema no âmbito de sua empresa.

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores esclarecimentos, entre em contato com nosso suporte, através dos seguintes canais:

Telefone: (51) 3326-8300
E-mail: pep@centralrs.unimed.com.br

SBIS

A SBIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.

O que é Certificação de S-RES SBIS

Um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) pode ser definido como um sistema que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde. Entende-se por informação identificada aquela que permite individualizar um paciente, o que abrange não apenas o seu nome, mas também números de identificação (tais como RG e CPF etc.) ou outros dados que, se tomados em conjunto, possibilitem a identificação do indivíduo. O Processo de Certificação de S-RES foi criado por meio de uma parceria entre a SBIS e o CFM e visa avaliar e atestar aspectos de qualidade, segurança e privacidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES), incluindo conformidade a regulamentações. Tal lista de requisitos foi criada com base em diversos padrões, normas e boas práticas de qualidade de S-RES, e foi amplamente discutida e consensuada por especialistas na área de informática em saúde. Adicionalmente, os requisitos constantes neste Processo de Certificação foram submetidos à consulta pública, onde a comunidade pôde colaborar para seu aperfeiçoamento.

A Certificação de S-RES SBIS tem como objetivos principais:

  • Melhorar a segurança de informação dos registros eletrônicos em saúde;
  • Avaliar a aderência do software a regulamentos e normativas para o suporte legal para eliminação do papel;
  • Promover a evolução tecnológica e melhorar a qualidade dos
    S-RES no Brasil, colaborando com o aumento da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde.

Listas de Requisitos

Documentos que apresentam as listas de requisitos que devem ser atendidos pelo S-RES para obtenção da certificação.

Requisitos SBIS 5.2

Página PEP Unimed 3.10

1. APIs
  1. Correção da disponibilização de agendas inativas pela API da Agenda: horários disponíveis de agendas inativas não são mais retornados pela API da Agenda.
  2. Correção da obrigatoriedade do local na inclusão de marcações via API.
  3. Correção do retorno da foto do profissional de saúde via API.
  4. Correção do retorno de CPF do profissional pelas APIs: APIs passam a retornar o CPF nos dados dos profissionais (não houve alteração de estrutura).
  5. Criação de logs de integração para transações de interações medicamentosas.
  6. Aplicação das regras padrão do procedimento da inclusão de marcação: a seleção do procedimento quando não informado no request, e a validação do procedimento quando informado no request, passam a utilizar as mesmas regras que já eram aplicadas à inclusão manual.
  7. Disponibilização de dados de eventos de tarefas no Analytics.
  8. Validação da data de nascimento no cadastro do contato via API: utilização das regras padrão já aplicadas à inclusão manual e à importação.

2. TISS
  1. Correção da seleção do hospital no assistente de guias.
  2. Acréscimo de tag “tipoConsulta” nos lotes guia de consultas cobradas como SADT, quando o “tipoAtendimento” for “04”.
  3. Criação de logs para as transações TISS de envios de documentos.
  4. Tratamento de retorno de cancelamento lote guia.
  5. Uso de datatype string para CPF e CNPJ dos prestadores TISS nas transações TISS: CPF e CNPJ agora são sempre transmitidos com tamanho 11 e 14, respectivamente, com zeros à esquerda.
  6. Uso de valor “05” para a tag “regimeAtendimento” em cobranças de marcações não presenciais em ambos os tipos de lotes guia.

3. Agenda
  1. Correção da validação da quantidade máxima de agendamentos por dia.
  2. Correção da disponibilização de horários de agendas inativas nas agendas do PEP: horários disponíveis de agendas inativas não são mais exibidos nas agendas do PEP.
  3. Correção da validação de prazo para agendamento.
  4. Correção do agendamento para RN com carteira da mãe/pai além do prazo limite.
  5. Aplicação do fuso horário do contrato na exibição de marcações, atendimentos e percurso, nas listagens e resumos.
  6. Inclusão de coluna “Sala” na listagem de marcações.
  7. Possibilidade de copiar e colar marcações atendidas.
  8. Melhora da performance da carga da interface de marcações seriadas: exibição de loading, remoção dos horários bloqueados e melhora da performance.
  9. Possibilidade de pesquisa por carteira, CPF ou ID do paciente em todos contextos em que há busca por contatos:
    • Aplicado aos contextos Pesquisa universal, grades das agendas, cadastro de marcações, Central de Marcações e filtros de contatos em listagens.
    • Para pesquisar por carteira, cpf ou nome basta digitar o filtro desejado.
    • Para pesquisar por ID deve-se prefixar o filtro com “ID:”.
    • Filtros de carteira, CPF e ID sempre usarão o operador “=”, independentemente da opção de operador escolhida na interface.



4. Central de Marcações(CM)
  1. Correção da exibição de horários disponíveis de agendas inativas.
  2. Permissão de agendamentos de intercâmbio via CM, sem utilização de segurança de contrato na seleção de pacientes.
  3. Bloqueio dos botões após o seu acionamento, enquanto durar a operação, para evitar múltiplos acionamentos.
  4. Obrigatoriedade de Especialidade ou Local ou Profissional para consulta de marcações.
  5. A seleção do procedimento da marcação passa a utilizar as mesmas regras que já eram aplicadas à inclusão manual fora da CM.
5. Estrutura
  1. Correção do login no PEP após alteração de senha expirada.
  2. Alteração na forma de indexação dos nomes dos contatos, que trouxe melhoria substancial na performance das consultas em todo PEP.
  3. Aumento do tamanho dos request aceitos pelas APIs.
  4. Obrigação de unicidade de nomes dos locais de atendimento por contrato.
  5. Possibilidade de seleção de portas USB no Print Server PEP.
  6. Possibilidade de transcrição de voz em campos de texto longo: todos campos de texto longo passam a oferecer a opção de transcrição da fala para texto. Clicar na opção para iniciar a transcrição. Parar de falar ou clicar novamente para interromper a transcrição.
  7. Alteração do operador de filtragem padrão para “Contém”: todas as seleções de registros que permitam filtragem passam a usar o operador “Contém” como padrão. O operador “Inicia com” continua disponível a partir do menu de cada componente.
  8. Alteração das regras de filtragem em todos componentes:
    • Aplica-se aos filtros estruturados em listagens e a todas as seleções de registros que permitam filtragem.
    • Passam a ser descartadas dos filtros de busca palavras com apenas um ou dois caracteres.
    • Também passam a ser descartados todos caracteres não numéricos e não alfabéticos.
    • Qualquer tipo de registro pode ser consultado por ID. Para pesquisar por ID deve-se prefixar o filtro com “ID:”.
  9. Remoção da configuração da Autoridade Certificadora no cadastro de usuário. O usuário passa a poder se autenticar ou a assinar documentos com qualquer uma das certificadoras aceitas pelo PEP, a qualquer momento.
  10. Possibilidade de troca de contrato sem necessidade de logoff e login manual A partir do menu do usuário. Todos dados não salvos da sessão atual são perdidos, um novo login é efetuado de forma automatizada.
  11. Impressão de pulseiras e etiquetas a partir da agenda de procedimento.
6. Prescrição
  1. Melhora do layout dos botões de prescrição.
  2. Possibilidade de escolha do tipo de receita quando a prescrição for em texto livre.
  3. Possibilidade de geração de prescrições a partir dos medicamentos em uso.
7. Atendimentos
  1. Correção da carga dos gráficos de crescimento a partir dos atendimentos.
  2. Correção da movimentação no percurso quando da exclusão do atendimento principal.
  3. Correção do encerramento da conferência na finalização dos atendimentos.
  4. Possibilidade de bloqueio de atendimento sem equipe por tipo profissional. Nova configuração de convênio por contrato para seleção dos tipos profissionais que só podem iniciar atendimentos de pacientes que estejam em equipes as quais o profissional seja participante.
8. Prontuário
  1. Correção da geração de parâmetros clínicos a partir do resultado de exames informados. Parâmetros gerados a partir de lançamentos manuais de resultados durante um atendimento passam a sempre atualizar registros preexistentes com data igual a do resultado, e não mais a criar um registro novo na mesma data.
  2. Correção da validação do CPF do responsável na interface de aceite de TCLE.
  3. Ajuste do layout da interface de visualização de resultados e laudos de exames.
  4. Criação de listagens por Linha de Cuidado no submenu Equipe/Dados Clínicos, com dados sintéticos por linha e detalhados por paciente, para cada tipos de registro do submenu Equipe/Dados Clínicos.
  5. Criação de novos filtros na listagem de exames solicitados.
  6. Fixação dos títulos de área dos gráficos de parâmetros clínicos.
  7. Alteração da precedência da configuração de atendimentos privados. Atendimentos das semiologias de Psiquiatria e Psicologia passam a dar precedência à configuração “Atendimentos são privados por padrão” das preferências profissionais em relação à configuração “Permitir atendimentos privados” dos convênios.
9. Equipes
  1. Correção da inclusão automatizada em equipes sem beneficiários.
  2. Exibição de alerta de ocupação excedida na manutenção de carteiras das equipes.
  3. Exibição de equipes sem beneficiários na listagem de ocupação.
10. Programas
  1. Correção da permissão de inclusão múltipla do mesmo participante em grupo.
  2. Correção da visibilidade do botão de incluir participante da lista de espera dos grupos.
  3. Inclusão de Grupos e Encontros como critério de participação das campanhas.
11. Dados
  1. Atualização da tabela de CBOs para versão de janeiro/2024.
  2. Atualização da tabela de medicamentos TUSS para versão de janeiro/2024.
  3. Inclusão da especialidade Assistente Terapêutica de Fisioterapia.
12. TAGS
  1. Disponibilização das TAGs padrão de pacientes para os modelos em que no contexto há paciente envolvido.
12. Outros
  1. Correção da seleção de grupos de procedimentos para inclusão de procedimentos.
  2. Aplicação de altura dinâmica na interface de marcações.
  3. Inativação das agendas ativas com data de finalização anterior a data atual no job diário.
  4. Possibilidade de envio de mensagens de eventos por Whatsapp. Eventos disponíveis nesta versão:
    • Assinatura de receitas
    • Assinatura de documentos
    • Assinatura de guias
    • Envio de receita
    • Envio de documento
    • Envio de guia
    • Agendamento
    • Alteração data/hora
    • Confirmação
    • Cancelamento
    • Aproximação
    • Aproximação não presencial
    • Autorização
    • Pesquisa
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