Conceito
É uma funcionalidade que permite o envio de mensagens/campanhas a uma população-alvo, conforme critérios disponibilizados pelo sistema. Por exemplo, a todos os pacientes de uma equipe, a pacientes apenas do sexo feminino ou a pacientes que realizaram um determinado exame com resultado alterado – ou ainda, a combinação de todos esses critérios filtrando quem serão os destinatários das ações de campanha.
Parametrização
Permissão de acesso
Administrador de contrato ou usuário com licença de Campanhas
Inclusão
- Acessar no menu superior Comunicação – Campanhas;
- Incluir uma nova campanha;
- Preencher os campos de acordo com as informações da campanha
- Convênio: preencher somente se deseja que os destinatários sejam somente beneficiários do convênio selecionado;
- Questionário: vincular se desejar encaminhar um questionário na mensagem da campanha
- Em Modelo de mensagem:
- Canal: selecione o desejado, em caso de SMS verificar as credenciais contratadas;
- Conteúdo: Escreva o conteúdo da mensagem, simples ou em HTML, e utilize as Tag’s conforme necessário.
- Em Critério de participação:
- Incluir o tipo de critério, podendo ser mais de um para filtrar a população-alvo desejada. Por exemplo, Gênero, Idade, Equipe, Empresa contratante, Linha de cuidados, ou;
- Não incluir critérios caso deseje adicionar os participantes manualmente.
- Em Frequência, selecione a periodicidade em que a campanha será enviada para os participantes (única, anual, diária, mensal e etc).
- Em Geração automática:
- Marque as checkbox de Ações, Participantes e Mensagens para automatizar o processo de envio das campanhas conforme a periodicidade programada;
- Gerar agora: clicar apenas se quiser disparar as mensagens antes da periodicidade programada.
Operacionalização
Envio automatizado
O envio será automatizado conforme a frequência informada e se as checkbox Ações, Participantes e Mensagens estiverem marcadas.
Envio Manual
- Acesse ou crie uma Campanha em Comunicação -Campanhas;
- Em Geração automatizada marque a checkbox “Ações” somente;
- Clique em gerar – será gerada uma ação na aba Ações com a data atual, que poderá ser renomeada se desejar;
- Selecione os beneficiários que serão destinatários da mensagem a partir de uma listagem, por exemplo, Contatos – beneficiários, Equipes – vinculação – inclusão em carteira etc.;
- Clique no Megafone (Adicionar a uma ação de campanha);
- Voltar à Ação de campanha gerada no item 3;
- Clicar em Gerar mensagens para enviar.
Manutenção
- Na aba Ações de cada Campanha, é possível consultar todas as ações/disparos realizados, bem como editá-los e até mesmo forçar um novo envio a partir da ação;
- No menu superior Comunicação – Ações é possível visualizar todas as ações geradas para a campanha, e os dados de número de participantes, questionários enviados;
- No menu superior Comunicação – Participantes é possível visualizar os nomes dos participantes da campanha;
- No menu superior Comunicação – Questionários é possível visualizar os questionários preenchidos, assim como as respectivas respostas.