Detalhamento de Versão 3.17 | 21/12/2023

2.Melhorias

Informações Gerais

Este documento acompanha versões periódicas de manutenção do Sistema PEP Unimed – Prontuário Eletrônico do Paciente Unimed. Através dele, são divulgadas as novas funcionalidades e correções implementadas no sistema e que possam afetar o cliente.

Divulgue as alterações constantes nesta documentação para os usuários-chave do Sistema PEP Unimed. Desse modo, será possível avaliar os impactos da atualização do sistema no âmbito de sua empresa.

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores esclarecimentos, entre em contato com nosso suporte, através dos seguintes canais:

Telefone: (51) 3326-8300
E-mail: pep@centralrs.unimed.com.br

SBIS

A SBIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.

O que é Certificação de S-RES SBIS

Um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) pode ser definido como um sistema que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde. Entende-se por informação identificada aquela que permite individualizar um paciente, o que abrange não apenas o seu nome, mas também números de identificação (tais como RG e CPF etc.) ou outros dados que, se tomados em conjunto, possibilitem a identificação do indivíduo. O Processo de Certificação de S-RES foi criado por meio de uma parceria entre a SBIS e o CFM e visa avaliar e atestar aspectos de qualidade, segurança e privacidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES), incluindo conformidade a regulamentações. Tal lista de requisitos foi criada com base em diversos padrões, normas e boas práticas de qualidade de S-RES, e foi amplamente discutida e consensuada por especialistas na área de informática em saúde. Adicionalmente, os requisitos constantes neste Processo de Certificação foram submetidos à consulta pública, onde a comunidade pôde colaborar para seu aperfeiçoamento.

A Certificação de S-RES SBIS tem como objetivos principais:

  • Melhorar a segurança de informação dos registros eletrônicos em saúde;
  • Avaliar a aderência do software a regulamentos e normativas para o suporte legal para eliminação do papel;
  • Promover a evolução tecnológica e melhorar a qualidade dos
    S-RES no Brasil, colaborando com o aumento da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde.

Listas de Requisitos

Documentos que apresentam as listas de requisitos que devem ser atendidos pelo S-RES para obtenção da certificação.

Requisitos SBIS 5.2

Página PEP Unimed 3.10

1.Novidades

1.1 Licença de Assistente

A licença de contrato que permite que usuários como os
estagiários possam evoluir, assinar e visualizar o histórico
de seus atendimentos.
Restrições
•Não visualiza dados do prontuário;
•Não gera prontuário a partir dos atendimentos;
•Não envia os atendimentos para RES;
•Não inclui diagnóstico, prescrições, solicitações e documentos;
•Não visualiza o histórico do atendimento de outros profissionais (somente o histórico de seus atendimentos).

1.2 Envio de notificação para o profissional de
saúde sobre evento da consulta

Para enviar uma mensagem via e
mail ou SMS apenas para o
profissional de saúde a partir de um evento da consulta é
necessário incluir um novo modelo de mensagem do gatilho
indicando na configuração que o destinatário da mensagem será
o profissional.

Os modelos de mensagens dos gatilhos criados na versão anterior do
sistema seguirão o comportamento padrão do sistema que é enviar a
notificação apenas para o paciente. Logo, o campo ” estará
desmarcado.

Para notificar o profissional de saúde e o paciente devem ser
criados dois modelos de mensagem no gatilho.

1.3 Impressão de etiquetas e pulseiras

Criado módulo no sistema para configurar a impressão de
etiquetas e pulseiras. Informações referentes a este recurso
devem ser solicitadas a equipe de Suporte.

1.4 Alteração da data de execução
de procedimentos de guias de consulta com SADT

A data de execução de procedimentos de guias na geração
da consulta será a mesma da data da consulta.

1.5 Alterado padrão de compartilhamento
das evoluções de psiquiatria e psicologia

Os atendimentos dos
profissionais de saúde de psiquiatria
e psicologia cadastrados após essa versão do sistema não serão
privados por padrão. Para torná los privados será necessário
alterar a configuração da identidade funcional desses
profissionais.

1.6 Migração da configuração de dados do contato

Os atendimentos dos
profissionais de saúde de psiquiatria
e psicologia cadastrados após essa versão do sistema não serão
privados por padrão. Para torná los privados será necessário
alterar a configuração da identidade funcional desses
profissionais.

1.7 Configuração para solicitar TCLE na primeira
consulta no local de atendimento

Possibilidade de configurar a solicitação do termo de aceite,
como opcional ou obrigatório, na primeira consulta do paciente
em determinado local de atendimento. Essa configuração é feita
durante o cadastro:

1.8 Alteração no controle da ativação/inativação
das agendas

Adicionado o campo “Ativa” cuja função é definir na configuração
das agendas se ela está ativa ou inativa.

1.9 Configuração para solicitar a atualização do
cadastro do paciente na cápsula

Possibilidade de solicitar que o paciente atualize os seus dados
cadastrais após se identificar na cápsula. Essa configuração foi
incluída junto aos dados da cápsula no local de atendimento:

1.10 Configuração para inativar carteiras
preexistentes que não constam no sistema da
operadora

Possibilidade de inativar as carteiras do paciente
automaticamente via API de contatos que irá considerar como
ativas apenas as carteiras retornadas pelo sistema da operadora.

1.11 Permissão de agendamento de procedimento
sem profissional de saúde

Informar o profissional saúde durante o agendamento de
procedimento passa a ser opcional, logo, os campos
“Profissional” e “Especialidade” estarão habilitados para
posterior edição.

1.12 Permissão para inclusão de registros de
contrato pelos ADM de Contrato e Convênio

Fornecida permissão aos usuários administradores para incluir os
seguintes registros de contrato:
• Caixas
• Convênio dos contratos
• Equipes
• Modelos de documentos
• Locais de atendimento
• Perfis dos usuários
• Pontuação de Equipes
• Todos os tipos de agenda

1.13 Nova configuração de prestadores TISS

A configuração de prestador do profissional de saúde passa a ser
por contrato, sendo realizada no convênio do contrato.

Adicionado o campo “Utilizar CPF/CNPJ”
para indicar que o
prestador deve ser identificado pelo seu CPF/CNPJ (que
será obtido automaticamente pelo sistema da Identidade
Profissional)

Removida a configuração de hospitais por contrato. Todos os
hospitais cadastrados no convênio estarão disponíveis nas guias
de internação.

1.14 Nova segurança de prontuário

Regra geral
Os dados do atendimento cujo paciente tenha aceito o TCLE são exibidos
no Sumário clínico e no Histórico de atendimentos de acordo com as regras de segurança de prontuário. Nos casos em que o atendimento é privado ou em que o TCLE do prontuário foi não aceito pelo paciente, os dados de atendimento poderão ser visualizados apenas pelo o profissional de saúde que realizou o atendimento. Podem-se criar agrupamentos de contratos que compartilharão seus atendimentos por padrão.

Regra de segurança de prontuários Unimed
Os convênios Unimed podem estar configurados para compartilhar os atendimentos entre seus cooperados e com os demais convênios do sistema Unimed. Convênios Unimed que não compartilham os atendimentos com seus cooperados utilizam segurança de prontuário do tipo contrato.

Regra de segurança de prontuários do tipo contrato
Os demais convênios (não Unimed) utilizam segurança de contrato no prontuário, ou seja, os atendimentos estão disponíveis apenas para os profissionais do mesmo contrato do atendimento.

1.15 Medicamentos em uso

Adicionado recurso que possibilita o cadastrado dos medicamentos em uso do paciente durante o atendimento.

A seção “Medicamentos” do Sumário Clínico foi separada nas seguintes seções:
• Medicamentos em uso (incluídos através do novo recurso)
• Medicamentos prescritos (receita)

1.16 Interações medicamentosas

Adicionado recurso que verifica a ocorrência de interação
medicamentosa entre os itens que serão prescritos no
atendimento e os medicamentos em uso do paciente.
A verificação é feita durante a inclusão de medicamentos na
receita e os medicamentos em que há interação são sinalizados.

Após a geração da receita são informados os detalhes sobre as
interações medicamentosas que foram identificadas.

O recurso será licenciado mediante solicitação do profissional de
saúde.

1.17 Permissão para profissional atender paciente
sem estar alocado em equipe

Foi concedida permissão aos seguintes tipos profissionais:
Pedagogo e Educador físico.

1.18 Semiologia de nutrição

Adicionada a personalização para a semiologia de nutrição no
atendimento do paciente.

2.Melhorias

2.1 Curva de crescimento do paciente atualizada em tempo real

Os Gráficos de Crescimento passam a ser atualizados no momento em que as informações são inseridas no atendimento.

2.2 Removida a obrigatoriedade da elegibilidade TISS no anúncio de chegada

A verificação da elegibilidade TISS passa a ser opcional no anúncio de chegada do paciente.

2.3 Central de Marcações

Disponibilização de recursos e modificação de todo o layout de toda a Central de Marcações a fim de facilitar a sua utilização.

2.3.1 Visualização dos agendamentos do dia/semana/mês

Adicionado recurso que possibilita a visualização dos agendamentos dia, semana ou mês no calendário.

2.3.2 Modo multicontrato

Alterada a nomenclatura do recurso foi alterada para “Todos os
contratos”. Para visualizar essa opção de filtro, basta clicar no
botão “Mais opções” localizado no canto inferior esquerdo da
tela.

2.3.3 Período da busca por horário do profissional

O campo “Período” foi removido. A busca por um horário livre do profissional passa a ser no dia, semana ou mês.

Para alterar o dia, semana ou mês utilize as setas do calendário.

2.3.4 Filtros ocultos

Para visualizar todas as opções de filtro disponíveis é necessário
clicar no botão “Mais opções” localizado no canto inferior
esquerdo da tela.

2.3.5 Busca pelo primeiro horário disponível

Adicionado novo filtro na busca que possibilita que seja exibido
apenas o primeiro horário disponível dos profissionais da
mesma especialidade (determinada nos filtros da busca)

2.3.6 Modos de visualização

Quando a opção “Central de Marcações” for selecionada no
menu do sistema, a Central será aberta em uma nova aba no PEP.
Para visualizá-la em tela cheia basta clicar no seguinte ícone

2.4 Alteração da carteira após a marcação

Liberada a alteração do número da carteira após a marcação na
agenda (antes do anúncio da chegada).

2.5 Visualização da forma de pagamento do contrato no módulo Financeiro

Adicionada a coluna “Complemento” cuja função é exibir a forma
de pagamento do contrato nos registros de Fluxo de Caixa e
Movimentos de Caixa.

2.6 Novas especialidades

As seguintes especialidades foram disponibilizadas para agendamento no sistema:
• Médico cardiologista pediatra
• Médico nefrologista pediatra
• Médico pneumologista pediatra
• Médico oncologista pediatra
• Médico em endoscopia digestiva

2.7 Alteração na nomenclatura da especialidade

A especialidade “Neuropediatra” foi renomeada para “Médico neurologista pediatra”.

2.8 Alteração na regra de cálculo da idade do paciente no módulo de Marcações

Na busca pelos registros de Marcações, a coluna “Idade” irá exibir
a idade do paciente com base no cadastro do paciente e não mais
na data de nascimento do atendimento.

3. Modificações nas APIs

Para viabilizar a implementação dos novos recursos e
melhorias, tanto os dados de envio quanto os de retorno
dos nossos serviços que possibilitam a integração com o
Sistema PEP Unimed foram modificados
Caso utilize as APIs mencionadas abaixo, recomendamos
que acesse a documentação (Swagger) para visualizar as
informações técnicas e realizar ajustes se necessário.

3.1 Agenda
3.2 PEP Configurações
3.3 PEP.APIs
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